O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) registrou um aumento significativo no número de doadores de sangue na última semana, graças a uma onda de solidariedade. De 2 a 9 de maio, 4.728 candidatos se apresentaram para doar, sendo que 3.906 efetivaram a doação, representando um aumento de 26% em comparação ao período anterior.
Nesse contexto, 848 bolsas de hemocomponentes foram enviadas ao Rio Grande do Sul, juntamente com hemoderivados utilizados por hemofílicos, para auxiliar no atendimento aos pacientes gaúchos afetados pela calamidade das chuvas.
A secretária Carmen Zanotto expressou gratidão a todos os doadores, destacando o gesto de amor e solidariedade com os irmãos do Rio Grande do Sul. Alvin Laemmel, presidente da Fahece, organização social responsável pela gestão do Hemosc, celebrou o resultado e agradeceu a todos pela colaboração nesse momento de dificuldade.
Patricia Carsten, diretora-geral do Hemosc, agradeceu a mobilização e ressaltou que a hemorrede continua pronta para receber doadores e enviar hemocomponentes conforme a necessidade do Rio Grande do Sul. Ela também fez um apelo aos doadores do tipo sanguíneo O positivo e negativo, destacando a importância de reforçar os estoques desses tipos sanguíneos para garantir o atendimento adequado.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!