O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil tem sessões todos os sábados, às 16h, na sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Confira os filmes de julho
Dia 1/7: Sessão Longa Nacional (77min) Livre
Meu Amigãozão – O Filme (de Andrés Lieban, Animação, Brasil, 2022, 77 min)
Yuri, Lili e Matt se preparam para um dia especialíssimo. Mas seus sonhos vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram.
Dia 8/7: Sessão Longa Nacional (72min) Livre (Recomendação do Cineclube da Mostra: 7 anos)
Sobre rodas (de Mauro D’Addio, Brasil, ficção, 2017, 72 min)
Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de uma colega de classe, Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.
Dia 15/7: Sessão Curtas da Mostra (59 min) Livre.
Lé com cré. (de Cassandra Reis SP, animação, 2018, 6 min)
Dinheiro, medo e coisas de menino e menina são temas apresentados por algumas crianças segundo sua própria experiência.
Os caçadores de saci (de Sofia Federico, BA, ficção, 2005, 13 min)
Para resgatar a tranquilidade de casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão.
Preguiça (de Júlia Ocker, animação, Alemanha, 2018, 4min)
O bicho preguiça quer comprar sorvete. Mas infelizmente ele é muito lento. Como o vendedor vai solucionar esse problema?
Balu (de Paula Gomes, ficção, Bahia, 2014, 16min)
O melhor amigo do menino é Balu, um cachorro vira-lata. Mas a sua mãe não permite que o cão fique em casa. Um dia Balu desaparece misteriosamente. Em busca do amigo perdido, o menino vai descobrir o mundo a sua volta.
Calango (de Alê Camargo, animação, Distrito Federal, 2007, 8min)
Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição. Mas as coisas não são tão simples quanto ele imagina…
Dia das Nações (de Iuli Gerbase, ficção, RS, 2017, 12 min)
Quando uma atividade chamada “Dia das Nações” é proposta para uma sala de aula cheia de crianças espertas e não tão obedientes, algumas coisas podem mudar na escola.
Dia 22/7: Sessão Longa Internacional (85min) Livre
Os Comedores de meia (LICHOŽROUTI) (de Galina Miklínová, animação, República Tcheca, Eslováquia e Croácia 2016, 83 min)
Os comedores de meia são criaturas pequenas e invisíveis que adoram comer meias. O problema é que comem apenas um pé de cada par.
Dia 29/7: Sessão Clássicos do Cinema Infantil – Longa Internacional (70 min) Livre
Um gato em Paris (de Alain Gagnol, Jean-Loup Felicioli, animação, França. 2010, 70min)
Dino é um gato de vida dupla em Paris. Durante o dia, ele vive com uma menina chamada Zoe, e à noite trabalha com Nico, um ladrão que tem um grande coração. Mas as coisas se complicam quando Zoe escuta acidentalmente uma conversa.