Biguaçu dá um passo importante na proteção contra a Dengue com o início da vacinação contra a doença. A partir desta terça-feira (9), todas as salas de vacina do município disponibilizarão a primeira dose (D1) contra a Dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. Nesta primeira remessa, o município recebeu 1.359 doses.
A distribuição e aplicação das vacinas segue critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Seguindo essas recomendações, a vacina atenuada, com formulação tetravalente, responsável por imunizar contra os quatro sorotipos da doença, DEN 1, 2, 3 e 4, será aplicada por via subcutânea (inserção de agulha na camada abaixo da pele), no esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A mesma não pode ser administrada com outro imunizante, necessitando o intervalo de 24 horas para vacinas inativadas e 30 dias para as atenuadas.
Não deverão ser vacinadas as pessoas que apresentaram febre 24 horas antes, com infecção por HIV sintomática ou assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida, assim como gestantes e lactantes.
A escolha da faixa etária se baseia nas taxas de hospitalização por Dengue registradas nos últimos cinco anos no Brasil. O objetivo é proteger esse grupo vulnerável e contribuir para a redução dos casos da doença.
O imunizante estará disponível até o fim dos estoques nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme o cronograma abaixo:
UBS Fundos – segunda a sexta-feira das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia);
UBS Santa Catarina – segunda e sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h; quartas e quintas-feiras das 7h30 às 11h30;
UBS Saveiro, UBS Vendaval, UBS Tijuquinhas, UBS Três Riachos, UBS Bom Viver, UBS Prado, UBS Praia João Rosa, UBS Centro, UBS Cachoeiras e UBS Jardim Janaína – segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h;
UBS Marco Antônio – segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30.
É necessário levar um documento de identificação, cartão do SUS (se tiver) e caderneta de vacinação.