Um caso muito triste e revoltante foi registrado em um pet shop no bairro Estreito, em Florianópolis. Uma cadelinha da raça shih tzu, chamada Nana, morreu depois de ser deixada sozinha e amarrada pelo pescoço em uma bancada alta, dentro do estabelecimento. Ela caiu do local e morreu por enforcamento.
A Polícia Civil investigou o caso por meio da Delegacia de Proteção Animal e indiciou dois funcionários do pet shop pelo crime de maus-tratos com agravante por morte. Segundo a investigação, após o banho e a tosa, Nana deveria ter sido levada de volta ao canil — como manda o procedimento padrão do local — para aguardar o tutor com segurança. Mas isso não foi feito.
De acordo com os funcionários, o motivo para deixar a cadela na bancada foi que ela era muito ansiosa e costumava se machucar dentro do canil. No entanto, esse argumento não justifica o descuido que levou à morte do animal. Nana ficou sozinha e amarrada por quase três horas, sem água, sem supervisão e sem um espaço adequado para fazer suas necessidades. Isso colocou sua vida em risco e acabou provocando sua morte.
A polícia entendeu que tanto a funcionária que amarrou a cadela na bancada quanto o funcionário que saiu do local e a deixou sozinha foram responsáveis pelo que aconteceu. Como estavam no atendimento e tinham o dever de cuidar dos animais no local, responderão criminalmente pelo crime de maus-tratos com resultado morte.
Além disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária foi informado sobre o ocorrido para que avalie as condições do estabelecimento e adote as medidas administrativas cabíveis.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!