A Prefeitura de São José está acelerando as ações para prevenir alagamentos e melhorar o escoamento das águas em pontos estratégicos da cidade. Nesta semana, três frentes de desassoreamento estão em andamento: no Rio Araújo, no Rio Forquilhas e na Beira-Mar de São José.
No Rio Araújo, localizado aos fundos da Avenida Josué di Bernardi, no bairro Campinas, foi preciso interditar a Rua Álvaro Tolentino para descarregar uma escavadeira hidráulica equipada com concha especial. O equipamento está removendo resíduos, areia e vegetação aquática que reduzem a largura da calha e dificultam o fluxo da água. O material retirado é transportado em caçambas para áreas adequadas de descarte. Com 5,3 quilômetros de extensão e cinco nascentes preservadas, o rio sofre com acúmulo de entulhos, efluentes e resíduos domésticos nos trechos urbanos.
Na Beira-Mar de São José, uma máquina Bobcat atua na limpeza do córrego que deságua no mar, retirando sedimentos e vegetação acumulada. Já no Rio Forquilhas, próximo à Avenida Gervásio José da Silva e à Rua Antônio Jovita Duarte, escavadeiras removem areia e vegetação aquática do leito. Após cada remoção, o material é espalhado para secar naturalmente antes do descarte definitivo.
Todas as operações seguem cuidados técnicos para minimizar impactos no ecossistema e garantir que os resultados sejam duradouros. Além das ações do poder público, a preservação da vazão dos rios também depende do descarte correto de resíduos pela população.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!