Uma nova alternativa para resolver um dos maiores gargalos da BR-101 na Grande Florianópolis começa a ganhar força. O trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, pode passar por uma transformação que inclui a construção de apenas um túnel e a reorganização do trânsito com a pista atual operando em sentido único.
A ideia foi apresentada em uma reunião recente entre o Ministério dos Transportes e o Fórum Parlamentar Catarinense. A proposta prevê que a atual pista da BR-101, que hoje opera em mão dupla no trecho do morro, passe a funcionar apenas no sentido Sul–Norte. Já o novo túnel teria quatro faixas e seria usado no sentido oposto, de Norte para Sul. A medida busca reduzir os custos da obra, acelerar sua execução e minimizar o impacto no valor dos pedágios.
Essa alternativa surge em meio à reorganização do contrato de concessão da BR-101, que será analisado por uma comissão técnica do Tribunal de Contas da União. O grupo terá até 120 dias para avaliar a viabilidade técnica e financeira do projeto. A expectativa é que, com a adoção dessa solução mais econômica, outras obras prioritárias em Santa Catarina possam ser mantidas, especialmente em regiões como Joinville, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.
A atualização do projeto técnico foi solicitada à atual concessionária, a Arteris, que pode continuar responsável pela rodovia ou ceder lugar a uma nova empresa, a depender do resultado de um possível leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. A renovação da concessão poderá durar 15 anos e incluir investimentos de até R$ 10 bilhões em melhorias nas BRs 101 e 116.
A proposta de um único túnel representa uma alternativa mais viável frente às opções anteriores, que previam a construção de dois túneis ou um contorno viário completo – este último defendido pelo governo estadual.
O Morro dos Cavalos é um dos pontos mais sensíveis da BR-101 em Palhoça, com tráfego intenso e histórico de congestionamentos e riscos. Por isso, o projeto foi classificado como prioridade número um pelo Fórum Parlamentar. Com o avanço da proposta, o Ministério dos Transportes espera encontrar uma solução que atenda às necessidades da região sem comprometer os custos operacionais da concessão.
As próximas etapas envolvem a conclusão dos estudos atualizados, a análise do TCU e a definição do modelo final que será adotado. Enquanto isso, quem passa pelo trecho diariamente aguarda com expectativa a definição de um plano que traga mais segurança, fluidez e eficiência para a rodovia.
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