O auditório do campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Biguaçu, ficou lotado na noite desta quinta-feira (28) para a aula magna do curso de Direito. Cerca de 160 acadêmicos participaram do encontro, que marcou a chegada do programa Educando Cidadãos à instituição.
A palestra foi ministrada pelo Vice-Coordenador do programa no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira. O tema da aula, “Por uma Cultura Ética: Da Banalidade do Mal à Responsabilidade Cidadã”, trouxe reflexões sobre ética, cidadania e as ações desenvolvidas pelo MPSC para fortalecer práticas de prevenção e combate à corrupção.
O evento também contou com a apresentação do projeto “Educar, inspirar e transformar – Univali Cidadã”, conduzido pela professora Luciana Merlin Bervian, reforçando o papel da universidade na formação de profissionais comprometidos com valores de responsabilidade social e integridade.
O Educando Cidadãos é um programa do MPSC que busca estimular a consciência ética individual e coletiva, além de incentivar o protagonismo social. A iniciativa vem sendo levada a diferentes instituições de ensino em Santa Catarina e, em Biguaçu, teve como objetivo aproximar os futuros profissionais de Direito das práticas e programas já desenvolvidos pelo Ministério Público.
Com a participação ativa dos estudantes, a noite foi marcada por debates sobre os desafios de se consolidar uma cultura de integridade na sociedade. A atividade reforçou a parceria entre o MPSC e a Univali, abrindo espaço para novas ações conjuntas na formação de cidadãos mais conscientes e atuantes.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!