A Polícia Civil prendeu mais duas pessoas envolvidas nos atentados criminosos que assustaram moradores da Grande Florianópolis em outubro de 2024. Um dos presos é cunhado de um dos chefes da facção PGC, o Bi Red, condenado a mais de 112 anos de prisão.
A prisão aconteceu em Palhoça, durante a segunda fase da operação Tolerância Zero. O homem detido, identificado como G.V.M., tem 23 anos e já possui passagens por tráfico de drogas. Ele foi apontado como participante direto do ataque à comunidade do Papaquara, no Norte da Ilha, na noite de 18 de outubro. A invasão foi uma tentativa da facção catarinense PGC de tomar o território controlado pelo grupo rival PCC, originado em São Paulo.
Após o confronto no Papaquara, os criminosos fugiram em quatro carros. Dois desses veículos foram encontrados incendiados, e outro foi abandonado na região da Vargem do Bom Jesus. Durante essa fuga, um motorista de aplicativo foi atingido por balas perdidas. Uma pessoa morreu no confronto e outras cinco foram presas pela Polícia Militar. Parte do grupo fugiu pela mata e, no dia seguinte, começaram os atentados que deixaram a Grande Florianópolis em alerta.
No sábado, 19 de outubro, foram registrados 17 focos de incêndio em diferentes cidades da região, como Florianópolis, São José e Palhoça. Veículos foram queimados e ruas bloqueadas por barricadas, numa tentativa da facção de despistar as forças de segurança e proteger seus integrantes.
Com a nova etapa da operação, já são 30 pessoas presas por envolvimento direto com os ataques. A polícia segue investigando os responsáveis por comandar os atentados e pretende prender outros membros da organização criminosa.
As ações fazem parte de um esforço para combater o crime organizado e trazer mais segurança para a população da Grande Florianópolis. A investigação aponta que os ataques foram coordenados para encobrir a fuga dos criminosos e dificultar a atuação das forças policiais. Mesmo assim, a resposta das autoridades tem sido firme e constante.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!