A partir desta sexta-feira (22), o trânsito na nova Ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, estará totalmente liberado para motoristas nos dois sentidos da via. A liberação acontece às 13h, quando a travessia antiga passará a ser usada exclusivamente por pedestres e ciclistas.
Desde a inauguração da nova ponte, em julho, o tráfego estava restrito: apenas a faixa da direita, no sentido Avenida das Rendeiras, estava funcionando. Motoristas que precisavam seguir no sentido contrário ainda utilizavam a antiga estrutura. Agora, com a abertura total, toda a circulação de veículos passa para a nova travessia.
Segundo a prefeitura, a mudança marca o início de uma nova dinâmica no trânsito da região, incluindo também a ativação da rótula no Centrinho da Lagoa, que vai reorganizar os acessos e dar mais fluidez ao tráfego.
Como fica o trânsito na região
Quem estiver na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404) e quiser acessar a nova ponte deverá utilizar a lateral direita da rótula no Centrinho, próximo à Rua Manoel Isidoro da Silveira. Já os motoristas que chegarem pela Avenida das Rendeiras poderão seguir em frente até o Centrinho e, dali, escolher entre seguir em direção ao Itacorubi, contornar a rótula para o comércio local ou virar à direita em direção ao Canto dos Araçás.
Para quem estiver na Rua Henrique Veras e quiser ir direto ao Canto dos Araçás, basta seguir reto, pela faixa da esquerda, contornando a rótula, sem precisar acessar a ponte.
Estrutura moderna e investimento milionário
As obras da nova Ponte da Lagoa começaram em abril de 2023 e receberam investimentos de R$ 53 milhões. O projeto também tem um viés ambiental: melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche.
Localizada à direita da antiga, a nova ponte tem mais de 200 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento, ciclovia bidirecional e passeios para pedestres.
Um dos principais diferenciais está na altura: a nova estrutura é três vezes mais alta que a anterior, passando de dois para seis metros, o que deve beneficiar a circulação da água e também ampliar a navegabilidade.
Enquanto isso, a antiga ponte não será demolida. Ela continuará cumprindo um papel importante, servindo exclusivamente para pedestres e ciclistas, fortalecendo a mobilidade sustentável da região.
O portal Agora Floripa segue acompanhando os impactos da liberação no trânsito e as etapas finais da obra.


Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!