O Governo de Santa Catarina apresentou nesta quarta-feira (3) ao Ministério dos Transportes um projeto que pode mudar a rotina de quem enfrenta congestionamentos no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na BR-101. A proposta prevê a construção de um contorno viário de 5,2 km, orçado em R$ 291 milhões, como alternativa ao tráfego intenso que afeta diariamente motoristas que seguem entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado.
O novo traçado seria implantado entre os quilômetros 233 e 236 da rodovia e inclui uma ponte sobre o rio Maciambu e um viaduto de 80 metros de extensão. A estimativa do governo estadual é que o trecho possa ser percorrido em menos de quatro minutos, oferecendo uma opção mais rápida e segura em situações de congestionamento ou acidentes.
A proposta surge meses após um grave acidente com um caminhão-tanque, que explodiu no local e bloqueou completamente a passagem, deixando motoristas sem alternativas de desvio. Esse episódio reforçou a necessidade urgente de novas rotas para garantir a fluidez da BR-101 em Palhoça.
O projeto apresentado prevê que a nova via absorva o fluxo no sentido Sul, enquanto o trecho atual seria reformulado com três faixas de rolamento para atender o tráfego no sentido Norte. Na prática, a região passaria a funcionar em sistema de binário, facilitando o deslocamento e reduzindo os riscos em pontos críticos.
Entre os detalhes técnicos estão:
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Duas faixas de 3,6 metros no novo contorno, com acostamentos de 3 metros (externo) e 1,2 m (interno);
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No trecho atual, ampliação para três faixas de 3,6 m, além de acostamento de 3 metros;
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Curvas de saída do morro com velocidade máxima de 60 km/h e demais pontos com limite de 80 km/h.
O governo estadual reforça que a proposta do contorno não substitui o projeto do túnel duplo, orçado em R$ 1,3 bilhão, mas funciona como medida complementar para desafogar o tráfego. A expectativa é que o Ministério dos Transportes dê sequência ao projeto, especialmente em questões que envolvem a reserva indígena na região e o licenciamento ambiental.
Para acelerar o processo, a previsão é que a licitação da obra seja feita pelo regime RDCi (Regime Diferenciado de Contratações Integrada), que permite a contratação conjunta do projeto básico e executivo.
A apuração do portal Agora Floripa mostra que a obra ainda precisa superar etapas importantes, como a aprovação em Brasília, a elaboração do projeto executivo e as licenças ambientais. Só depois desses trâmites será possível definir um prazo de início das obras.
Enquanto isso, motoristas que trafegam diariamente pelo trecho seguem aguardando por uma solução que promete transformar a mobilidade no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
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