A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, começou a receber veículos nesta sexta-feira, 4 de julho, em uma abertura parcial marcada por cerimônia com autoridades e moradores. O trânsito foi liberado por volta das 8h30, apenas pela faixa da direita da estrutura, no sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras.
A liberação representa um passo importante em uma obra esperada há mais de 20 anos. Com investimento de R$ 53 milhões, em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis, a ponte já está asfaltada, iluminada e sinalizada. A entrega completa está prevista para setembro de 2025, quando todas as faixas estarão em funcionamento e o entorno revitalizado.
No novo esquema de trânsito, motoristas que saem da SC-404 (Rua Henrique Veras do Nascimento), no Centrinho da Lagoa, devem acessar a nova ponte passando pela lateral da rótula na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, circulando temporariamente pela direita em contramão. Já quem vem pela Avenida das Rendeiras segue utilizando a ponte antiga, que continua operando normalmente até que a nova estrutura seja finalizada.
A nova ponte tem 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento, ciclovia bidirecional de 2,80 metros e passeios para pedestres de ambos os lados, com 2,5 metros cada. O projeto também prevê melhorias para pedestres e ciclistas, conectando a ciclovia da Avenida das Rendeiras à futura ciclovia da região do terminal lacustre (Tilag).
Uma das principais vantagens da nova estrutura está na altura e no vão livres. A ponte terá seis metros de altura em relação à lâmina d’água – o triplo da ponte antiga – e um vão de 30 metros para facilitar a passagem de embarcações, melhorando também a circulação de água entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena.
Desde o início das obras, em abril de 2023, já foram concluídas as cabeceiras com aterros em rocha, nove blocos/pilares, toda a estrutura de concreto da pista, ciclovia e passeio, além da instalação de guarda-corpos e barreiras de proteção.
Além da ponte em si, a obra envolve um grande projeto de revitalização do entorno. Um trapiche de 100 m² já conecta o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira à ponte antiga. Entregue em outubro de 2024, o novo terminal tem arquitetura moderna, sanitários acessíveis, bicicletário, cobertura com bancos e estrutura de controle de acesso.
Do lado do Centrinho, está em construção uma nova praça com 650 m², que terá sanitários públicos, bancos, mesas, paisagismo renovado, iluminação reforçada e lixeiras. Quando a ponte antiga for totalmente desativada, será possível abrir mais frentes de trabalho no local, onde haverá um boulevard com deck de madeira, guarda-corpo metálico e vista para a lagoa.
No lado das Rendeiras, uma nova praça também será construída, ocupando o antigo aterro da cabeceira da ponte que será demolida. Essa área vai acompanhar parte da nova travessia, mas sem ligação direta com o boulevard do lado oposto. Toda a revitalização deve ser concluída até o segundo semestre de 2025.
As obras contam com todas as licenças ambientais exigidas, além de autorizações da Capitania dos Portos e da Secretaria do Patrimônio da União. A empresa responsável é a Cejen Engenharia, com previsão de execução em dois anos.
Com design moderno, funcionalidade ampliada e integração com o transporte aquaviário, ciclovias e áreas de lazer, a nova ponte promete transformar não só a mobilidade, mas também a paisagem e a vivência da Lagoa da Conceição nos próximos anos.





Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!