A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta terça-feira (15), uma operação para esclarecer um golpe do bilhete premiado que deixou uma idosa com um prejuízo de R$ 600 mil na Grande Florianópolis. A ação, conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE) da DIC da Capital, resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e na prisão temporária de dois suspeitos.
O crime aconteceu em 24 de abril deste ano. Na ocasião, a vítima, uma mulher idosa, foi abordada por dois homens. Um deles se apresentava como médico pediatra, e o outro como um jovem analfabeto vindo do município de Águas Mornas. Juntos, montaram uma história convincente para aplicar o golpe.
O plano dos golpistas envolvia um suposto bilhete premiado da Quina. A dupla disse à vítima que precisava de ajuda para resgatar o prêmio e, em troca, ela receberia parte do valor. Para reforçar a farsa, chegaram a simular uma ligação para um número 0800, que supostamente seria da Caixa Econômica Federal, com uma gravação criada para dar credibilidade ao golpe.
Convencida da veracidade da história, a idosa fez transferências via Pix que totalizaram R$ 600 mil. O dinheiro foi enviado para duas contas bancárias ligadas aos suspeitos presos na operação. Após receberem os valores, os criminosos romperam contato e desapareceram, deixando a vítima sem resposta.
As investigações da Polícia Civil identificaram que os donos das contas bancárias utilizadas para receber o dinheiro agiram como “laranjas”, cedendo suas contas para o esquema. Agora, os agentes buscam identificar todos os envolvidos na cadeia criminosa, incluindo os autores intelectuais do golpe.
A operação reforça o alerta sobre golpes financeiros direcionados, principalmente, a pessoas idosas. A Polícia Civil orienta que, em situações semelhantes, nunca se realize transferências de valores sem a devida confirmação com fontes confiáveis e oficiais.
As investigações continuam na tentativa de rastrear os demais envolvidos e recuperar os valores desviados. O caso mostra como criminosos têm se utilizado de artimanhas cada vez mais sofisticadas para aplicar fraudes na Grande Florianópolis.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!