Na manhã desta segunda-feira (30), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Santa Catarina participou de uma operação nacional que investiga um duplo homicídio ocorrido no Rio de Janeiro em 2017. A ação teve como foco o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em endereços de Florianópolis, em apoio direto ao GAECO do Ministério Público do Rio de Janeiro.
O caso que motivou a operação é a morte de Haylton Carlos Gomes Escafura, herdeiro de um dos clãs ligados à exploração do jogo do bicho no Rio, e de sua namorada, a policial militar Franciene de Souza. Ambos foram assassinados em circunstâncias que apontam para um crime com fortes ligações ao crime organizado. A operação é resultado de uma investigação que, desde 2017, vem sendo conduzida por autoridades fluminenses.
Ao todo, a ofensiva do Ministério Público do Rio de Janeiro buscou cumprir 15 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Os alvos estão espalhados por cidades do estado do Rio, como a capital e Cabo Frio, além da capital catarinense. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal da Capital do Rio de Janeiro.
Os investigados são suspeitos de envolvimento direto com os assassinatos, incluindo dois policiais militares. A operação foi articulada com o suporte da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio, da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e da Corregedoria da Polícia Militar fluminense.
O mandado de prisão foi direcionado a uma pessoa já denunciada pelo crime na semana passada. A movimentação em Florianópolis foi coordenada pelo GAECO catarinense, que prestou apoio logístico e operacional para dar seguimento à investigação de alta complexidade que busca desarticular uma possível rede criminosa transestadual.
As autoridades continuam apurando os desdobramentos da operação e os próximos passos da investigação, que ainda pode resultar em novas diligências.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!