A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) segue com o monitoramento ambiental da Baía do Saco Grande e dos rios Vadik e Pedro Bide, em Florianópolis, em uma ação que busca garantir a qualidade das águas e sedimentos antes, durante e após a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande/Monte Verde.
Recentemente, foram realizadas coletas em 10 pontos estratégicos da região: sete localizados na Baía Norte, próximos à Estação Ecológica de Carijós (ESEC Carijós), e três em áreas urbanas ao longo dos rios que cortam os bairros Monte Verde e Saco Grande. Essas análises permitirão um diagnóstico detalhado da qualidade ambiental local e o acompanhamento da evolução dos indicadores, garantindo o controle da contaminação por esgoto irregular, ainda presente na região.
O monitoramento de águas e sedimentos é o programa ambiental mais antigo relacionado às obras, iniciado em novembro de 2020, antes do começo da implantação da infraestrutura. Desde então, já foram realizadas 22 campanhas de coleta, sempre aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
O Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande-Monte Verde conta com investimento de R$ 196 milhões, garantidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pela CASAN, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A nova infraestrutura vai ampliar a coleta e o tratamento de esgoto em bairros como Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Santo Antônio, Sambaqui e Cacupé, oferecendo mais proteção ambiental e qualidade de vida para moradores e visitantes.
A apuração do portal Agora Floripa segue acompanhando as etapas do monitoramento e os resultados das análises, reforçando a importância da preservação ambiental e da correta gestão do saneamento na região da Baía do Saco Grande, em Florianópolis.


Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!