O Centro Cultural Casa Vermelha, no bairro Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis, será palco de duas atividades gratuitas voltadas para quem se interessa pela linguagem da palhaçaria. Promovidas pela Udesc, as ações fazem parte de projetos culturais da universidade e acontecem nos dias 26 e 27 de julho, com oficina e palestra ministradas pela artista Daiani Brum.
No sábado, 26, das 13h às 21h, será realizada a oficina “Introdução à Palhaçaria”. Voltada tanto para iniciantes quanto para pessoas com alguma experiência, a proposta é vivenciar, na prática, os fundamentos dessa arte que une comicidade, escuta e expressividade individual. A atividade terá certificação de 8 horas e um número limitado de até 20 participantes. As inscrições são feitas gratuitamente por formulário online.
Já no domingo, 27, às 16h30, será realizada a palestra “Palhaçaria para Mulheres”. A proposta é abrir espaço para uma reflexão sobre o riso como forma crítica e artística, com foco nos aspectos políticos e de pesquisa da palhaçaria, especialmente a partir da perspectiva de gênero. A atividade é voltada para mulheres artistas, educadoras, pesquisadoras e outras interessadas nas interseções entre comicidade e feminismo. A participação é gratuita e aberta à comunidade.
As duas atividades serão conduzidas por Daiani Brum, palhaça profissional com ampla formação na área das artes cênicas. Com doutorado em Teatro pela Udesc e pós-doutorado concluído em 2024, Daiani também é autora e organizadora de publicações sobre o tema e fundadora da Praxila Editorações, voltada à disseminação de conteúdos artísticos e teóricos sobre a palhaçaria.
As ações fazem parte do Projeto de Cultura “CURA! Teatro, autodescoberta e cuidado de si” e do Programa “SER-ARTE: oficinas livres de iniciação às artes cênicas”, ambos coordenados pela Udesc, por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), com o objetivo de aproximar a universidade da comunidade e estimular a vivência artística.
As atividades ocorrem no Centro Cultural Casa Vermelha, localizado na Rua Custódio Fermino Vieira, nº 48, no bairro Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis. A participação é gratuita, e a inscrição para a oficina é obrigatória devido ao limite de vagas. Já a palestra tem entrada livre até o preenchimento dos lugares disponíveis.
Uma oportunidade rara e acessível para quem deseja mergulhar no universo da comicidade e entender como a palhaçaria pode ser também uma poderosa linguagem artística, formativa e crítica.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!