A Maternidade Carmela Dutra (MCD), referência em gestação de alto risco na Grande Florianópolis, começou nesta semana uma reforma completa em sua Emergência, Radiologia e Ultrassonografia. As melhorias foram viabilizadas pelo Governo do Estado e têm como objetivo aumentar o conforto e a segurança de pacientes e acompanhantes, além de garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.
Com previsão de término até novembro, a obra acontece após mais de 15 anos sem intervenções estruturais significativas na unidade. O investimento ultrapassa R$ 500 mil e inclui troca da manta vinílica, nova pintura, manutenção de forros, substituição de esquadrias e divisórias, além da atualização das instalações hidrossanitárias e correção de infiltrações.
Atendimento alterado durante o período da obra
Durante a reforma, a emergência da maternidade será transferida temporariamente para o posto de enfermagem I da Unidade de Alojamento Conjunto I, com entrada pela Rua Irmã Benwarda. O atendimento será prioritariamente voltado para gestantes e casos de emergência obstétrica.
Já os atendimentos ginecológicos serão, nesse período, direcionados inicialmente para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e UPAs 24h. Somente após avaliação, se necessário, as pacientes serão encaminhadas à Carmela Dutra.
Além disso, o Hospital Universitário (HU) reforçará o atendimento de emergências obstétricas e ginecológicas para os bairros de sua área de cobertura, incluindo Campeche, Lagoa da Conceição, Itacorubi, Trindade, Saco Grande, Tapera, entre outros da região.
O que procurar na Carmela Dutra
Entre agosto e novembro, a maternidade atenderá casos obstétricos urgentes, como:
-
Contrações frequentes;
-
Perda de líquido amniótico;
-
Sangramentos moderados a intensos;
-
Hipertensão arterial na gestação;
-
Trabalho de parto prematuro (antes das 37 semanas);
-
Período expulsivo.
Casos não urgentes devem, preferencialmente, ser avaliados nos centros de saúde ou UPAs, como:
-
Teste de gravidez;
-
Avaliação pré-natal;
-
Infecções urinárias em não gestantes;
-
Queixas de corrimento, coceira ou dor pélvica;
-
Nódulos de mama;
-
Alterações menstruais;
-
Posição na fila para cirurgia ginecológica.
Compromisso com a saúde materna
A reforma da Maternidade Carmela Dutra é vista como um avanço importante para a saúde da mulher na capital catarinense. Mesmo com a mudança temporária no funcionamento da emergência, os serviços seguem funcionando com qualidade, com apoio da rede de saúde municipal e estadual.
O apelo da direção da unidade é por compreensão e colaboração da população, para que a obra possa ser concluída o mais rápido possível, beneficiando todas as gestantes e mulheres que utilizam os serviços da maternidade.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!