O Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência em atendimento pediátrico em Santa Catarina, deu mais um importante passo na ampliação e qualificação dos serviços prestados à população. Neste sábado, 2 de agosto, foram entregues as obras de revitalização da Emergência e da Unidade B da instituição, em Florianópolis. A melhoria estrutural e tecnológica amplia o número total de leitos disponíveis para 216 – um marco inédito na história do hospital.
Com investimento superior a R$ 2 milhões do Governo do Estado, a reforma promoveu uma transformação completa na infraestrutura de atendimento. Na área da emergência, foram realizados diversos aprimoramentos, como a instalação de 105 pontos de rede de gases medicinais, nova rede elétrica, troca de forros, pintura, pisos vinílicos, bate-macas e uma nova organização dos ambientes para garantir mais conforto e segurança aos pequenos pacientes.
A sala vermelha, voltada aos atendimentos de maior complexidade, passou de dois para quatro leitos. Também foram criadas novas áreas para nebulização e isolamento, além da duplicação da sala de procedimentos e ampliação das salas de observação, que agora contam com quatro leitos adicionais.
Já a Unidade B, voltada especialmente para as internações pediátricas no pré e pós-operatório, também passou por mudanças significativas. O espaço ganhou cinco novos leitos, passando de 23 para 28, e teve sua estrutura reformada com foco em acessibilidade, conforto e eficiência nos fluxos de trabalho da equipe multidisciplinar.
Além da infraestrutura física, a instituição foi reforçada com a contratação de novos médicos e ampliação da equipe de enfermagem, o que colabora diretamente para mais agilidade no atendimento e maior qualidade assistencial.
A ação também contou com o apoio de diversas entidades públicas e privadas que contribuíram com recursos, mobiliário, climatização e outros itens essenciais. Entre os parceiros estão MPT – SC, Koerich, Rotary Leste, AVOS, Fort Atacadista, Instituto Luciano Martins, entre outros.
Durante a cerimônia, também foram apresentadas duas novas decorações que fazem parte do Projeto Cores da Esperança, uma iniciativa da Celesc em parceria com o artista Luciano Martins. Os espaços agora contam com temas lúdicos e acolhedores, como “fundo do mar” no ambulatório e super-heróis na sala pré-cirúrgica, tornando o ambiente hospitalar mais leve e amigável para as crianças.
Nos últimos anos, o Governo do Estado tem intensificado os investimentos na rede hospitalar, com foco especial em unidades pediátricas de referência. Só no Hospital Infantil Joana de Gusmão, foram aplicados cerca de R$ 9 milhões nesta gestão, somando melhorias estruturais e aquisição de equipamentos. A expectativa é que, com a nova configuração, o hospital amplie sua capacidade de atendimento e eleve ainda mais os padrões de qualidade em saúde infantil.


Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!