A terça-feira (29) começou com alerta para motoristas e moradores de Florianópolis, especialmente na região do Sul da Ilha. A maré alta voltou a provocar acúmulo de água em pontos críticos da cidade, dificultando o tráfego e exigindo atenção redobrada.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) emitiu alerta que por volta das 16h26min haveria interrupção parcial da rodovia SC-405, no km 0,3 — sentido centro — por conta da pista alagada. A recomendação é clara: atenção, prudência e paciência ao trafegar pela região.
A situação é delicada em vários pontos. Na Avenida da Saudade, mais precisamente na reta das Três Pontes, apenas uma faixa está liberada no sentido Norte. Já na curva da estação de tratamento da Casan, o acesso à Avenida Gustavo Richard também foi prejudicado pelo volume de água.
Conforme imagens gravadas na região do bairro Rio Tavares, a SC-405 sofre com alagamentos significativos, especialmente em frente ao supermercado Brasil Atacadista. O cenário tem exigido desvios e mudanças de rota para quem tenta acessar bairros do Sul da Ilha.
O acesso pelo novo aeroporto, através da Avenida Diomício Freitas, tem sido apontado como a melhor alternativa no momento. No entanto, até mesmo esse trajeto segue com restrições: apenas uma faixa liberada no sentido bairro.
A Defesa Civil já havia emitido alertas sobre os efeitos da maré alta combinada com os ventos fortes provocados por um ciclone extratropical em alto-mar. A previsão é de que o mar permaneça agitado até quarta-feira (30), o que pode manter o cenário de transtornos na mobilidade urbana.
A recomendação geral é evitar deslocamentos desnecessários para o Sul da Ilha nas próximas horas e acompanhar os canais oficiais para novas orientações. Para emergências, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão à disposição da população.
Ver essa foto no Instagram
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!