Após anos de espera e dificuldades, a comunidade escolar da EEB Júlio da Costa Neves, localizada no bairro Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis, comemora a entrega da obra de reforma e ampliação da unidade. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira (14), com a presença do governador do Estado, que destacou a importância de proporcionar um ambiente digno e bem estruturado para o aprendizado dos estudantes.
A escola, que foi inaugurada originalmente em 2014, enfrentou diversos problemas estruturais ao longo da última década, chegando a ser interditada em 2022. Por um tempo, os alunos chegaram a ter aulas improvisadas dentro do ginásio da escola. A virada na história da unidade começou em 2023, quando o governo estadual finalizou, em junho, uma etapa de reforço estrutural. Em seguida, teve início a reforma geral e a ampliação do prédio, com um investimento total superior a R$ 8,9 milhões.
Modernização e mais acessibilidade
A nova estrutura da EEB Júlio da Costa Neves passou por uma transformação completa. A fundação do prédio recebeu reforço estrutural e foi instalada uma estação elevatória de esgoto, garantindo o adequado bombeamento para a rede da Casan. A rede elétrica foi modernizada e o ginásio de esportes foi inteiramente reformado, assim como os muros da escola.
Outros espaços fundamentais para a aprendizagem, como salas de aula, biblioteca, laboratórios e secretaria, foram revitalizados. Também foram construídas rampas e coberturas para melhorar a acessibilidade, garantindo conforto e segurança para todos os estudantes e funcionários.
A unidade atende atualmente 609 alunos distribuídos em 26 turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.
Educação com estrutura
A Secretaria de Estado da Educação reforça que a melhoria da infraestrutura das escolas públicas tem sido prioridade em Santa Catarina. Hoje, há 160 obras em andamento em todo o estado, com previsão de que 100 sejam concluídas até o fim de 2025 — sendo que 35 já foram finalizadas só neste ano.
Uma das ações que também avança é a modernização da rede elétrica nas unidades escolares. Mais de 450 escolas estão em diferentes estágios de execução ou licitação dessas melhorias.
A reabertura da EEB Júlio da Costa Neves representa mais do que uma obra finalizada: é a recuperação de um espaço essencial para a educação pública em Florianópolis, especialmente para os moradores do bairro Costeira do Pirajubaé. A escola agora está pronta para oferecer um ambiente mais seguro, confortável e motivador para o presente e o futuro de seus estudantes.


Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!