O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), um dos espaços culturais mais tradicionais de Florianópolis, completa 150 anos de história em setembro e preparou uma programação especial para marcar a data. Durante seis dias, o público poderá prestigiar espetáculos de música, dança e teatro de forma totalmente gratuita, em uma celebração que une passado, presente e futuro da cultura catarinense.
A festa começa no dia 2 de setembro e segue até o dia 7, data oficial do aniversário. Todos os dias haverá atrações no palco do TAC e também na sua escadaria, transformando o centro da cidade em um grande ponto de encontro cultural. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente pelo site Blueticket, limitados a dois por pessoa, com a sugestão de doação de 1 kg de alimento ou 1 litro de leite para instituições beneficentes.
Programação especial
-
2 de setembro (terça-feira) – Abertura com a Banda da Polícia Militar e lançamento da exposição Memória Viva – TAC 150 anos. Coral de Florianópolis e Estúdio Vozes encerram a noite.
-
3 de setembro (quarta-feira) – Noite musical com Sara Pacheco e Banda, além de participações especiais.
-
4 de setembro (quinta-feira) – Concerto da Camerata Florianópolis, trazendo um repertório especial.
-
5 de setembro (sexta-feira) – O TAC recebe grupos de dança da capital, com abertura ao piano de Alexandre Dietrich.
-
6 de setembro (sábado) – O palco é tomado por grupos de teatro da Grande Florianópolis.
-
7 de setembro (domingo) – Dia do aniversário do TAC, com apresentação do pianista Pablo Rossi, cerimônia de parabéns e concerto da Orquestra Novo Alvorecer.
Um espaço cheio de história
Inaugurado em 7 de setembro de 1875, o teatro já foi palco de momentos que vão muito além da arte. O prédio chegou a abrigar quartel, presos políticos e até bailes de debutantes. Foi também o espaço da primeira exibição de cinema em Florianópolis, além de receber mágicos, ventríloquos e manifestações políticas ao longo dos anos.
Originalmente chamado Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, passou a se chamar Teatro Álvaro de Carvalho em 1894, homenageando o dramaturgo e militar catarinense considerado o primeiro do estado.
Após uma ampla restauração, que incluiu a modernização elétrica e a troca das poltronas, o TAC reabriu suas portas em março deste ano. Hoje, segue administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e continua sendo um espaço de referência para as artes cênicas em Santa Catarina.
Com a programação especial dos 150 anos, o teatro reafirma sua importância como patrimônio histórico e cultural de Florianópolis, celebrando gerações que já passaram pelo seu palco e abrindo espaço para novos talentos.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!