A campanha de vacinação contra a gripe em Florianópolis teve um grande destaque no último sábado, dia 10 de maio, com a realização do dia D de mobilização. Em apenas um dia, a capital catarinense aplicou 19.096 doses de vacinas, superando em mais de 350% a quantidade do ano passado, quando foram aplicadas pouco mais de 4 mil.
Desse total, 15.250 doses foram contra a gripe (Influenza), 1.004 contra a Covid-19 e 2.842 de vacinas de rotina, que fazem parte do calendário básico de imunização. Desde o início da campanha, em 7 de abril, mais de 79 mil pessoas já foram vacinadas na cidade.
A movimentação intensa nos pontos de vacinação fez com que alguns locais ampliassem o horário de atendimento em até uma hora, para garantir que todos fossem atendidos. A campanha segue em Florianópolis, com aplicação de vacinas nas salas dos centros de saúde, na unidade Imuniza Floripa (na Policlínica da Mulher e da Criança), na sala de vacinação do Sesc Prainha e também com a van da vacinação, que percorre diferentes pontos da cidade.
Além de proteger a população em geral, a vacinação também está sendo levada a grupos específicos. Nesta segunda-feira (13), a imunização será feita dentro do Complexo Penitenciário da Capital, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social.
Serão vacinados 1.972 reeducandos e cerca de 500 agentes penitenciários que atuam na Penitenciária de Florianópolis, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e no Presídio Feminino da Capital. A vacinação ocorre das 8h às 17h. A imunização no Presídio Masculino já foi concluída nesta semana, com todos os 260 internos protegidos.
No total, as quatro unidades do sistema prisional da capital reúnem 2.232 pessoas privadas de liberdade. A vacinação dentro das prisões segue normas técnicas do Ministério da Saúde e é essencial para evitar surtos e proteger a saúde de todos que convivem nesses espaços.
A campanha de imunização continua nas próximas semanas, e o objetivo da Prefeitura é vacinar o maior número possível de pessoas. A vacina contra a gripe é segura e fundamental para evitar complicações, principalmente em idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!