A partir do próximo dia 18 de agosto, a expectativa é de que a administração da Ilha do Campeche passará oficialmente para a Prefeitura de Florianópolis. A mudança será formalizada pela Justiça Federal e abre caminho para uma nova fase de gestão, com promessa de revisão completa sobre o funcionamento da ilha.
O objetivo da Prefeitura é regulamentar o acesso à Ilha do Campeche já para a temporada de verão 2025/2026. Entre as prioridades anunciadas estão a revisão dos preços cobrados pelo transporte até a ilha, mudanças nas formas de acesso e regras mais rígidas para entrada de visitantes. A meta é estruturar um modelo de gestão que preserve o meio ambiente e o patrimônio arqueológico da ilha.
A proposta também prevê transformar a Ilha do Campeche em uma Unidade de Conservação, seguindo o exemplo da Lagoa do Peri, também localizada em Florianópolis. A medida busca garantir maior proteção ambiental e controlar o uso turístico da ilha, que hoje sofre com a pressão do grande fluxo de visitantes durante o verão.
A Prefeitura já iniciou articulações internas entre diferentes secretarias, incluindo Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Segurança e Ordem Pública, para definir uma estratégia integrada de atuação. A expectativa é que todas as novas regras e diretrizes estejam definidas em até 60 dias após a formalização da posse da gestão.
O interesse em assumir a administração da Ilha do Campeche surgiu ainda em 2022, dentro de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, que alertava para a necessidade de medidas mais eficazes de proteção ao meio ambiente e ao acervo arqueológico da ilha, conhecida pelas suas inscrições rupestres e beleza natural.
Em nota ao portal Agora Floripa manifestou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Florianópolis:
A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aguarda a formalização da decisão do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) sobre a administração da Ilha do Campeche e, paralelamente, têm programado discussões internas com a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública para definir estratégias conjuntas para a próxima temporada de verão. Ao assumir a gestão, o objetivo é garantir a proteção ambiental e arqueológica da ilha, além de tornar a Ilha do Campeche uma Unidade de Conservação.
Com a nova gestão, a promessa é recomeçar do zero e redesenhar a experiência na Ilha do Campeche, equilibrando turismo e preservação.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!