A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis e patrimônio histórico de Santa Catarina, voltou a ser palco de fiscalização nesta sexta-feira (29). Durante a tarde, equipes de segurança abordaram motociclistas e caminhoneiros que insistiram em realizar a travessia, mesmo diante da clara proibição.
Tanto na cabeceira insular quanto na continental há placas de sinalização que indicam a restrição. O tráfego de motos não é permitido por causa do piso metálico da ponte, que possui ranhuras e pode provocar quedas graves em caso de acidente. Já os caminhões têm a circulação proibida por uma questão estrutural: o peso dos veículos ultrapassa os limites de segurança da ponte, que foi restaurada para preservar sua integridade e garantir a passagem apenas de veículos leves, ônibus do transporte coletivo, ciclistas e pedestres.
A ação desta sexta-feira reforça a importância do cumprimento das regras para preservar tanto a segurança de quem utiliza a ponte quanto o próprio patrimônio histórico. Segundo apuração do portal Agora Floripa, motoristas que descumprem as normas podem ser multados e até ter o veículo removido do local.
Com quase 100 anos de história, a Ponte Hercílio Luz é considerada um dos principais símbolos da capital catarinense. Desde sua reabertura, em 2019, após um longo processo de restauração, a estrutura tem regras rígidas de circulação justamente para garantir que siga em condições de uso por muitos anos.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!