Alunos do 5º ano do período integral da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, deram um verdadeiro show de criatividade, matemática e consciência ambiental. Eles desenvolveram uma maquete completa de um condomínio, aplicando, na prática, tudo o que aprenderam em sala de aula.
O projeto nasceu das aulas sobre formas e sólidos geométricos. Curiosos e empolgados, os estudantes decidiram transformar o conteúdo em algo concreto: criaram um condomínio residencial. Mas não ficou só na ideia. Eles foram muito além e simularam todo o processo de construção, desde o orçamento até a preocupação ambiental.
Para que a atividade fosse completa, a turma precisou calcular custos, pesquisar materiais, entender como funciona uma licitação e até solicitar, de forma simbólica, licenças ambientais, já que o terreno imaginário estaria localizado em uma área verde. Tudo isso serviu para discutir a importância de proteger o meio ambiente e preservar a fauna local.
A atividade foi tão realista que os alunos formaram duas “empresas”, organizaram equipes, definiram engenheiros e auxiliares, criaram plantas do condomínio e apresentaram os projetos para as professoras, que simularam os cargos de prefeita e vice-prefeita. Após análise de custos e benefícios, o grupo “Empresa 52 e CIA” venceu a licitação simbólica e iniciou a construção da maquete.
Durante o projeto, uma coincidência especial ajudou ainda mais na aprendizagem. A professora encontrou, no caminho de casa, trabalhadores finalizando a obra de revitalização da estrada João Gualberto Soares, no próprio bairro Rio Vermelho. Ela conversou com os profissionais, gravou um vídeo explicativo sobre a execução de obras e levou esse conteúdo para enriquecer ainda mais as aulas.
Ao final, a turma concluiu com sucesso a maquete, que recebeu o nome de “Condomínio Turma 52”. A construção incluía não só os prédios, mas também uma estrada, planejada e calculada por eles, dentro de um orçamento fictício.
O mais bonito foi ver o quanto os alunos se envolveram, aprenderam e trabalharam em equipe. Eles não apenas entenderam conteúdos de geometria e matemática, mas também temas como sustentabilidade, orçamento, trabalho coletivo e cidadania.
O projeto faz parte das ações do programa “Floripa Mais Aprendizagem”, que busca fortalecer o ensino na rede municipal. No bairro Rio Vermelho, essa experiência deixou claro como unir teoria e prática torna o aprendizado muito mais significativo, divertido e inesquecível.

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