A semana começou gelada em Florianópolis e promete seguir assim nos próximos dias, com a combinação de frio intenso, mar grosso e risco de ressaca. A Defesa Civil alerta que a condição de mar agitado deve se manter até quarta-feira (30), por conta da atuação de um ciclone extratropical em alto mar, que segue influenciando o clima na região.
As ondas podem chegar a 9 metros em alto mar e até 4,5 metros próximo à costa, o que aumenta significativamente o risco de ressaca e alagamentos costeiros. A maré mais elevada desta terça-feira (29) está prevista para ocorrer entre 17h15 e 20h, com níveis entre 1,50m e 1,70m acima do normal.
Além do mar revolto, o frio também veio com força. A previsão indica que as temperaturas devem continuar baixas até sexta-feira (1º), com mínimas que variam entre 5°C e 10°C. As noites mais geladas estão previstas para quarta e quinta-feira, com mínima de 5°C e 6°C, respectivamente.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Florianópolis intensificou as ações de proteção para quem mais precisa. Foram abertas vagas emergenciais de pernoite, e as equipes sociais reforçaram as abordagens a pessoas em situação de rua, encaminhando-as à Passarela da Cidadania, onde podem se abrigar e se proteger do frio.
A orientação da Defesa Civil é de cuidado redobrado com idosos, crianças, pessoas em situação de vulnerabilidade e também com os animais. Em caso de emergência, a população deve acionar o número 199.
Florianópolis enfrenta uma combinação de fenômenos naturais que exigem atenção e solidariedade. Até o fim da semana, a expectativa é de que o tempo comece a estabilizar, mas, até lá, o frio e o mar agitado continuam desafiando moradores e visitantes da capital.
Ver essa foto no Instagram
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!