A quarta-feira foi de conquistas importantes para os moradores da aldeia M’Biguaçu, na Grande Florianópolis. Durante a tarde, uma ação do programa “Registre-se!” levou cidadania até a comunidade guarani, com a emissão de documentos essenciais como certidões de nascimento e carteiras de identidade (RG).
Em apenas duas horas, 51 documentos foram emitidos, de forma rápida, organizada e dentro da própria aldeia. Toda a estrutura foi montada no local para facilitar o atendimento, com a presença da Polícia Científica de Santa Catarina e das equipes do Registro Civil.
A ação foi pensada para tornar o processo mais acessível. Isso porque, muitas vezes, as famílias enfrentam dificuldades para ir até a cidade, principalmente por conta de barreiras no idioma e da necessidade de agendamento online. Com o atendimento dentro da aldeia, tudo ficou mais simples e rápido.
Moradores que já haviam solicitado a emissão de certidões de nascimento receberam os documentos impressos na hora. Já outros passaram por coleta de dados, fotos e impressão digital para receber ou renovar o RG. Crianças, adolescentes e adultos aproveitaram a oportunidade.
A aldeia M’Biguaçu abriga cerca de 130 pessoas, divididas em 40 famílias. Para organizar a ação, a comunidade contou com o apoio de um assistente social, que também tem ajudado no cadastro das famílias no CadÚnico, programa que dá acesso a diversos benefícios sociais.
A iniciativa faz parte da Semana Nacional do Registro Civil — “Registre-se!”, uma mobilização que tem como objetivo oferecer documentação básica a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O foco, neste ano, incluiu comunidades indígenas, como a de Biguaçu.
Para os moradores da aldeia, poder resolver tudo perto de casa, sem deslocamentos longos ou dificuldade de comunicação, foi um grande alívio. A estrutura do atendimento respeitou as necessidades da comunidade, com escuta atenta e acolhimento.
A ação em Biguaçu também mostrou o quanto é importante levar serviços essenciais até quem mais precisa, fortalecendo o direito à cidadania e ao reconhecimento oficial das pessoas em todo o território catarinense.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!