Um novo projeto de lei pode mudar o acesso às universidades federais no Brasil. A proposta quer reservar de 20% a 50% das vagas para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas de estados com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional. O objetivo é dar mais oportunidades a alunos que enfrentam dificuldades no aprendizado devido à baixa qualidade da educação em suas regiões.

Pelo projeto, os estudantes continuarão concorrendo normalmente às vagas de ampla concorrência. Se não conseguirem aprovação, terão a chance de disputar as vagas reservadas. Dessa forma, a iniciativa busca equilibrar as oportunidades de ingresso no ensino superior para aqueles que enfrentaram mais desafios durante a trajetória escolar.
A proposta também impede que universidades criem regras que restrinjam essa política de reserva de vagas. Além disso, as instituições terão que oferecer informações claras sobre os estudantes que terminaram o ensino médio e garantir que o sistema seja avaliado regularmente para medir sua eficácia.
Agora, o projeto será analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados. Caso aprovado, seguirá para o Senado. Se passar em todas as etapas, a nova regra pode se tornar lei e mudar o acesso ao ensino superior no Brasil.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!