A maior obra de infraestrutura de Florianópolis atualmente está prestes a entregar sua primeira etapa à população. A Prefeitura iniciou nesta terça-feira (24) os serviços de asfaltamento para viabilizar a abertura parcial da nova ponte da Lagoa da Conceição, marcada para ocorrer até o início de julho. Com essa etapa, a Capital se aproxima de uma transformação importante no tráfego e na paisagem da região.
O trabalho está sendo conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e inclui a pavimentação das pistas da nova travessia, a implantação de uma rótula na cabeceira do Centrinho, além das vias de acesso e a sinalização de segurança e iluminação pública. Essa abertura inicial vai funcionar com tráfego temporário apenas na faixa da direita da nova ponte, no sentido Avenida das Rendeiras, enquanto a ponte antiga absorverá o fluxo inverso.
A abertura total está prevista ainda para julho, junto com a conclusão da rotatória e de ajustes no sistema viário do Centrinho. A circulação passará a ter um novo ordenamento, com caminhos diferentes para quem segue rumo ao Canto dos Araçás, às Rendeiras ou pelo Centrinho. As mudanças buscam oferecer maior fluidez e organização ao trânsito local.
O que já foi feito na obra da nova ponte da Lagoa
Desde o início das obras em abril de 2023, a construção avançou com marcos importantes. Já estão prontos os aterros em rocha que formam as cabeceiras da ponte, os pilares de sustentação, a estrutura de concreto das pistas, ciclovia e passeios, e as barreiras de segurança. O novo trapiche em deck de madeira de 100m², ligando o Terminal Lacustre Ruth Bastos à ponte antiga, também está finalizado.
Revitalização do entorno também está em andamento
A nova ponte não vem sozinha. Está sendo construída uma praça entre a ponte atual e o Supermercado Chico, no Centrinho. O espaço de 650 m² terá sanitários públicos acessíveis, bancos, mesas, paisagismo renovado, lixeiras e iluminação moderna. Após a demolição da ponte antiga, que ocorrerá depois da inauguração da nova estrutura, será implantado um boulevard com deck de madeira e vista para a lagoa.
Outro espaço de convivência será erguido do lado das Rendeiras, em parte do aterro da ponte antiga. O projeto prevê duas praças — uma de cada lado da travessia — mas sem conexão direta entre elas, compondo uma paisagem urbana moderna e acolhedora.
Detalhes técnicos e impacto ambiental positivo
A nova ponte terá 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas para veículos, ciclovia bidirecional e passeios largos. A travessia contará com altura livre de 6 metros e vão de 30 metros para embarcações, o que representa três vezes mais que a estrutura atual. Isso contribuirá para melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, promovendo benefícios ambientais significativos.
Toda a obra está licenciada pelo IMA e autorizada pela SPU e Capitania dos Portos. O investimento total é de R$ 53 milhões, com execução pela Cejen Engenharia e previsão de entrega completa para o segundo semestre de 2025.
Com as mudanças, Florianópolis dá um passo importante na modernização de sua malha urbana, valorizando o uso sustentável dos espaços públicos e garantindo mais fluidez, acessibilidade e segurança na região da Lagoa da Conceição.





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