Três famílias do Morro do Horácio viveram nesta segunda-feira (18) um momento que parecia nunca chegar: receberam as chaves de suas novas casas no conjunto habitacional construído especialmente para moradores do Maciço do Morro da Cruz que vivem em áreas de risco.
Entre elas, duas carregam uma história de dor e espera que começou há 17 anos, na enchente de 2008, quando perderam tudo. A tragédia, ocorrida em 22 de novembro daquele ano, atingiu mais de 1,5 milhão de catarinenses e é lembrada como uma das maiores da história do estado. Desde então, famílias como a de Salete Cândido e Antônio Quitó viveram de aluguel social, aguardando a promessa de um novo lar.
Agora, essa espera chegou ao fim. As casas entregues têm cerca de 50 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos, todas em alvenaria. O conjunto habitacional está localizado na Servidão Assis Antônio Matos, no Morro do Horácio, próximo ao campinho da comunidade.
Além das famílias atingidas pela enchente, também foi contemplado Adriano Matos, que em 2013 deixou sua antiga residência para dar espaço à abertura de uma rua no local.
As três casas são as primeiras do novo conjunto habitacional, que tem financiamento da Prefeitura de Florianópolis e execução da empresa LDG Engenharia e Empreendimentos. A promessa de entrega dessas moradias foi feita há mais de uma década, quando 97 famílias do Maciço do Morro da Cruz ainda aguardavam a chance de recomeçar em um lugar seguro.
Agora, parte dessa espera foi transformada em realidade.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!