Todos os dias, a limpeza de Florianópolis é garantida por uma verdadeira força-tarefa que reúne cerca de 700 pessoas, entre efetivos e temporários da Comcap, vinculados à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. São 525 garis de limpeza pública, distribuídos em 50 módulos operacionais, que cuidam de 200 quilômetros de ruas, praças, orlas e espaços públicos.
O trabalho inclui varrição de vias, calçadões e áreas de grande circulação, capina manual e mecânica, roçagem, pintura de meio-fio, lavação e manutenção de lixeiras. Além disso, 183 empregados atuam na base operacional do Centro, na Almirante Lamego, com foco em serviços de apoio como almoxarifado, manutenção predial e de equipamentos, além da zeladoria em grandes eventos da capital.
Desafios da limpeza urbana
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, os maiores desafios estão no descarte irregular de resíduos, principalmente os volumosos, e na sazonalidade. No verão, por exemplo, a demanda cresce exponencialmente: são 43 quilômetros de orla atendidos diariamente, vegetação que cresce até seis vezes mais rápido e um volume muito maior de lixo deixado nas praias e espaços públicos.
Mesmo em áreas tradicionais, como o Centro, a frequência de limpeza é alta, chegando a três repasses diários. Para dar conta da demanda, a cidade tem buscado mecanizar e modernizar os serviços, ampliando a cobertura e a eficiência das equipes.
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos
Esse panorama da limpeza pública será discutido nesta quarta-feira (10), às 14h, em oficina do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pmgirs), no Jardim Botânico de Florianópolis. O encontro integra a série de oficinas que revisam o plano: no dia 17 de setembro, o tema será a sustentabilidade financeira da gestão de resíduos, e no dia 1º de outubro, as discussões se voltam às novas tecnologias e metas de recuperação de recicláveis e compostáveis.
A organização é da Subsecretaria de Gestão de Resíduos, da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com apuração do portal Agora Floripa, a Prefeitura avalia que a colaboração da população é peça-chave para reduzir os impactos. A mensagem é simples: quanto menos a cidade se suja, mais limpa ela fica.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!