Na tarde desta sexta-feira (5/9), às 16h, o alarme de incêndio soou na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, marcando o início de um simulado de evacuação realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A ação integrou a campanha nacional MP + Seguro e contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar.
Durante o exercício, todos os colaboradores seguiram as instruções dos brigadistas distribuídos por todos os andares e se deslocaram de forma organizada para a rua Bocaiuva. Em seguida, o Corpo de Bombeiros simulou o combate a incêndio com canhões de fumaça, realizando vistoria em cada sala e testando os sistemas preventivos.
Segundo o Promotor de Justiça João Carlos Linhares Silveira, Coordenador de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC, o objetivo do exercício é fortalecer a cultura de prevenção e conscientizar servidores e membros sobre a importância da segurança nas edificações.
O Major Victor José Polli, do Corpo de Bombeiros, destacou a importância da integração com a CISI, verificando sistemas preventivos e realizando exercícios de extração de vítimas. “É uma satisfação atuar na evacuação de um dos prédios mais altos do Centro de Florianópolis”, disse.
O simulado teve duração de 10 minutos, tempo suficiente para evacuar toda a edificação com sucesso, segundo o Sargento Thierry Cesar da Rosa Bugs. Ele ressaltou que o treinamento reflete o trabalho conjunto entre brigadistas e bombeiros na preparação de servidores para situações de risco.
Para o chefe da brigada de incêndio do MPSC, Thiago José da Silva, a colaboração dos servidores foi fundamental para a tranquilidade durante a simulação. “A adesão de todos tornou a atividade segura e eficiente”, afirmou.
O exercício também trouxe sensação de segurança aos colaboradores. A Promotora de Justiça Mônica Lerch Lunardi destacou que a preparação aumenta a confiança em situações reais, enquanto o Assistente de Procuradoria João Vicente Curi Cherem reforçou a relevância da iniciativa para o bem-estar e tranquilidade no trabalho.
A ação faz parte de uma série de medidas preventivas e reforça o compromisso do MPSC em manter ambientes de trabalho seguros e preparados para emergências.
Reportagem do portal Agora Floripa segue apurando iniciativas de segurança na Grande Florianópolis.




Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!