A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta sexta-feira (22) a operação “Amor Bandido”, com foco no combate ao tráfico de drogas e à movimentação financeira ilícita entre presos e comparsas em liberdade. A investigação revelou que esposas e familiares de detentos eram peças fundamentais no funcionamento da organização criminosa, atuando como intermediárias para o transporte de drogas, dinheiro e mensagens entre lideranças encarceradas e membros em liberdade.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão: cinco em diferentes bairros de Florianópolis, São José e Palhoça — incluindo localidades como Guarda do Cubatão, comunidade da Lajotinha, Costeira e Rio Vermelho — e seis no interior de penitenciárias da região metropolitana.
Durante as ações, policiais apreenderam drogas já preparadas para ingressar no sistema prisional, balanças de precisão, dinheiro e diversos bilhetes manuscritos que detalhavam o funcionamento do esquema. Um dos registros encontrados, escondido dentro da capinha de um celular, trazia dados bancários e menções a uma “senhora do Leandro”, revelando o uso de códigos e disfarces para manter a comunicação entre presos e seus comparsas.
Dentro das unidades prisionais, cartas reforçavam a articulação entre as lideranças criminosas e as mulheres que atuavam fora das celas. De acordo com a apuração, elas eram responsáveis por comandar a entrada de dinheiro e drogas, além de repassar mensagens estratégicas entre integrantes do PGC (Primeiro Grupo Catarinense).
Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas durante a operação.
O trabalho da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD/DIC) segue em andamento para aprofundar as investigações. A Polícia Civil também reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo WhatsApp oficial (48) 98844-0011.
Apuração do portal Agora Floripa indica que os bilhetes e materiais apreendidos serão fundamentais para desvendar o grau de participação das mulheres no esquema e mapear a movimentação financeira da facção na Grande Florianópolis.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!