A paradisíaca Ilha do Campeche, em Florianópolis, recebeu nesta terça-feira (19) um mutirão de limpeza que retirou mais de 18 quilos de resíduos da área de restinga. A ação contou com cerca de 30 voluntários, que partiram da Praia da Armação com o apoio de pescadores locais e monitores ambientais.
Durante o trabalho, foram recolhidos latas, garrafas plásticas, embalagens de alimentos, papel higiênico e bitucas de cigarro. Entre os itens mais curiosos, chamou a atenção a descoberta de uma lata de cerveja rara, com validade em 1992, encontrada enterrada na areia.
O mutirão foi organizado pela Justiça Federal e teve participação de representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Acompeche e também contou com monitores do Instituto Ilha, que além de guiar os voluntários, reforçaram a importância da preservação ambiental.
A iniciativa fez parte da Semana da Pauta Verde, realizada entre os dias 18 e 22 de agosto. O movimento é nacional, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e busca soluções para os conflitos ambientais em diferentes regiões do país.
Ilha do Campeche ganha novo status de proteção
Além da limpeza, a semana marcou uma mudança histórica para a Ilha do Campeche. Na segunda-feira (18), a Prefeitura de Florianópolis oficializou a criação do Monumento Natural Municipal da Ilha do Campeche, transformando o local em uma Unidade de Conservação.
Com a mudança, a gestão do espaço passa a ser feita pelo município, que agora é responsável por organizar questões relacionadas ao turismo, ao acesso e às ações de conservação. Antes, a administração da ilha era dividida entre o Iphan e a Justiça Federal.
Destino de milhares de turistas todos os anos, a Ilha do Campeche é considerada um dos lugares mais paradisíacos de Florianópolis e, com a nova medida, terá regras próprias de manejo e proteção ambiental.
O portal Agora Floripa segue acompanhando as novidades sobre a preservação e a gestão da ilha, que é um dos principais cartões-postais da capital catarinense.



Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!