Uma embarcação flagrada perseguindo e passando sobre baleias-francas em Florianópolis foi lacrada e seu proprietário multado em R$ 12,5 mil. A ação foi resultado de uma operação conjunta do Ibama e da Polícia Federal, realizada na última quinta-feira (14).
O caso veio à tona após imagens de drone registrarem, no dia 22 de junho, o momento em que o barco ultrapassou o limite legal de aproximação com os animais. Segundo as normas brasileiras, embarcações motorizadas não podem chegar a menos de 100 metros das baleias. No entanto, o vídeo mostra que, além de se aproximar indevidamente, a embarcação perseguiu os animais.
O episódio ocorreu na Praia do Moçambique, no Norte da Ilha. De acordo com os órgãos ambientais, esse tipo de conduta pode causar estresse, ferimentos e até colocar em risco a reprodução das baleias-francas, que usam o litoral catarinense como área de acasalamento e criação entre julho e novembro.
Além da multa, o proprietário está proibido de utilizar a embarcação até o fim da temporada reprodutiva, que se estende até novembro. A legislação brasileira prevê pena de dois a cinco anos de prisão para quem pratica atos que causem danos a espécies da fauna protegidas por lei.
A operação reforça a importância da preservação das baleias-francas, símbolo da biodiversidade marinha da região e atração turística que movimenta a economia local durante a temporada.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!