Um caso envolvendo acusações graves está movimentando o legislativo de Anitápolis, na Grande Florianópolis. A presidente da Câmara de Vereadores, Marcelli Mates (Podemos), apresentou uma denúncia contra o vereador Salésio Effting (MDB), ex-presidente da Casa. Segundo ela, Salésio teria cometido uma série de irregularidades durante sua gestão.
A denúncia, levada ao plenário na última segunda-feira (4), foi aceita e já motivou a criação de uma comissão de vereadores para apurar os fatos. Entre os pontos levantados por Marcelli estão supostos abusos no uso de diárias, contratos irregulares com escritórios de advocacia, uso da estrutura da Câmara para fins eleitorais, compras com indícios de superfaturamento e peculato — o uso de recursos públicos para fins particulares.
A situação ganhou ainda mais repercussão após a vereadora afirmar que foi agredida fisicamente por Salésio, na sexta-feira (1º). Segundo ela, o vereador ficou irritado ao ser informado de que servidores não poderiam protocolar documentos em nome dele, devido ao início da investigação. Em seguida, pediu uma conversa a sós, durante a qual teria dado um tapa em seu braço e feito ameaças. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e testemunhado por duas servidoras da Câmara.
Além da agressão, Marcelli afirmou que todas as denúncias estão sendo feitas de maneira responsável e com base em provas documentais. A parlamentar destacou que não se trata de uma questão pessoal, mas sim de um dever institucional de apurar condutas que, segundo ela, ferem o decoro, a ética e o respeito dentro do legislativo municipal.
O portal Agora Floripa buscou contato com a assessoria do Vereador Salésio Effting, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta oficial.
Agora, a comissão instalada na Câmara irá analisar o caso, que poderá resultar, entre outras sanções, na cassação do mandato de Salésio. O episódio também está sendo acompanhado pelo setor jurídico da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Enquanto isso, os moradores de Anitápolis e da região acompanham com atenção os desdobramentos do caso, que expõe as tensões políticas e os desafios do exercício da função pública em municípios do interior da Grande Florianópolis.
VÍDEO COMPLETO AQUI: Clima tenso na política da Grande Florianópolis; Vereadora denuncia agressão de colega
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!