Os moradores de Florianópolis têm até o dia 30 de agosto para participar de uma pesquisa que pode influenciar diretamente o futuro do sistema de esgoto no Sul da Ilha. A iniciativa, desenvolvida pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), tem como objetivo coletar dados e ouvir a população sobre o projeto da ETE Rio Tavares, que está em fase de estudos complementares.
A pesquisa é aberta a todos os moradores da capital, mas tem foco especial nas comunidades localizadas na área de influência direta do empreendimento: Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Valerim, Sertão da Costeira, José Mendes e Centro. Nessas regiões, a coleta de opiniões é fundamental para compreender a realidade social, a infraestrutura existente, as principais atividades econômicas e as necessidades locais.
Um dos pontos mais delicados do projeto é a definição de como e onde o efluente tratado será devolvido à natureza. A pesquisa apresenta 10 alternativas possíveis, incluindo a Baía Sul, o Rio Tavares, canais de drenagem do Saco dos Limões e da Costeira do Pirajubaé, reuso da água tratada e disposição no solo. As opiniões da população sobre esse aspecto vão ajudar a direcionar as próximas decisões técnicas.
Além de ouvir as sugestões, o levantamento também vai permitir um mapeamento mais detalhado das condições urbanas e ambientais nas áreas que poderão ser impactadas pela implantação do novo sistema. Essa escuta ativa é parte do esforço para atender às exigências ambientais e garantir que o projeto avance de forma integrada com a cidade e respeitando a opinião de quem vive ali.
A participação é simples e pode ser feita online, por meio do formulário disponível no link:
👉 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpW88Wz76Wifd4LScv1uU8CfroiupkM9DSr1zobWsc1EhW0A/viewform
É uma oportunidade para que os moradores de Florianópolis participem ativamente de uma decisão importante para a cidade, especialmente para o Sul da Ilha, onde o crescimento urbano exige soluções sustentáveis e planejadas para o saneamento básico.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!