Neste sábado, dia 12 de julho, a Prefeitura de Florianópolis inaugura mais um importante avanço em infraestrutura no Sul da Ilha: o novo trecho pavimentado da Estrada Francisco Thomas dos Santos, no Sertão do Ribeirão. Com 986 metros de extensão, a via recebeu lajotas, sistema de drenagem, guard rails e duas estruturas voltadas à proteção da fauna silvestre da região.
O trecho que foi transformado liga a Rodovia Baldicero Filomeno até a Servidão Tucanos, em uma das áreas mais tradicionais da cidade. Antes em chão batido, a estrada agora proporciona melhores condições de mobilidade para quem mora ou transita pela região, além de valorizar o entorno e trazer mais segurança para motoristas e pedestres.
Mas o destaque da obra vai além do asfalto: pela primeira vez, a estrada recebeu dois passa-faunas — estruturas criadas para permitir que os animais atravessem a via sem risco de atropelamento ou eletrocussão. Um deles é aéreo, com oito metros de extensão e seis de altura, feito com cordas e tubos de PVC que se integram à paisagem entre postes e árvores. O outro aproveita uma galeria de drenagem já existente e foi adaptado para servir como travessia subterrânea.
A medida visa proteger espécies típicas da região como bugios-ruivos, tamanduás-mirins, lontras, ouriços, pacas, tatus, gambás e até pererecas. A localização das estruturas foi pensada estrategicamente: o passa-fauna aéreo está próximo ao mirante da Baía Sul e o subterrâneo, nas imediações de uma igreja tradicional do Sertão.
Essa é mais uma etapa de uma obra maior que tem requalificado, aos poucos, os 5,5 km da Estrada Francisco Thomas dos Santos. Desde 2021, a Prefeitura já havia executado outros dois trechos de pavimentação com características semelhantes. Um deles, entregue em dezembro de 2021, revitalizou 500 metros na parte alta da estrada com direito a plantio de mudas para revalorização do ambiente. Já em dezembro de 2023, foram finalizados outros 571 metros, a partir da intersecção com a Rodovia Rozália Paulina Ferreira, no Pântano do Sul, com investimento adicional em contenções metálicas.
A entrega deste novo trecho no Sertão do Ribeirão representa um equilíbrio entre infraestrutura urbana e cuidado ambiental, valorizando a vida local e contribuindo para a mobilidade sustentável de Florianópolis.



Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!