Florianópolis está prestes a mudar o jeito de se locomover pela cidade. Foi assinado o convênio que marca o início do BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de ônibus mais rápido, confortável e eficiente. Essa nova etapa do transporte coletivo será financiada com recursos do Governo Federal, que liberou R$ 159 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O novo sistema começa com dois trechos importantes. O primeiro liga o Terminal de Integração da Trindade (TITRI) ao bairro Saco dos Limões, passando pela UFSC e pelo bairro Pantanal. Esse trecho terá 5,2 km de extensão. O segundo será uma faixa exclusiva de ônibus na Avenida Mauro Ramos, com 2,6 km, melhorando a ligação com a Beira-Mar Norte.
Além disso, o projeto prevê a modernização de 20 abrigos de ônibus e a criação de 9 estações de embarque, que prometem mais conforto e segurança para os passageiros. O prazo previsto para que tudo fique pronto é de 3 anos.
Depois da assinatura do convênio, o projeto passa por revisão técnica. As próximas etapas são a análise da Caixa Econômica Federal e, em seguida, o lançamento do processo licitatório para contratar as obras. Essas fases devem levar de 6 a 8 meses.
Com vias exclusivas para os ônibus, a cidade espera reduzir os atrasos, melhorar o tempo de deslocamento das pessoas e atrair mais usuários para o transporte coletivo, diminuindo o número de carros nas ruas.
Esse é o primeiro passo de uma transformação esperada há muito tempo, e que promete trazer mais qualidade de vida para quem vive e trabalha em Florianópolis.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!