Um motociclista de 41 anos foi detido em flagrante na madrugada desta terça-feira, após uma tentativa frustrada de escapar de uma abordagem da Guarda Municipal de Florianópolis, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.
O homem ignorou a ordem de parada dos agentes e tentou fugir, mas acabou sendo alcançado poucos metros depois. Durante a abordagem, os guardas perceberam sinais claros de embriaguez e submeteram o condutor ao teste do etilômetro. O resultado apontou 0,40 miligramas de álcool por litro de ar expelido, valor que configura crime de trânsito por dirigir sob efeito de álcool, segundo a legislação brasileira.
Além do flagrante por embriaguez, a situação do motociclista ficou ainda mais grave quando os agentes descobriram que ele estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 12 anos.
A combinação de infrações — desobediência à autoridade, condução sob efeito de álcool e CNH vencida há mais de uma década — levou à detenção imediata do condutor. Ele foi encaminhado à delegacia de polícia, onde responderá por crime de trânsito e outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O caso aconteceu em um dos cartões-postais mais conhecidos da capital catarinense, a Ponte Hercílio Luz, que além de ser símbolo histórico de Florianópolis, também é rota de circulação diária de motoristas e motociclistas. A ocorrência acende novamente o alerta para os riscos da mistura de álcool e direção, além da importância da regularização da documentação para garantir a segurança no trânsito.
A ação rápida e firme da Guarda Municipal evitou que uma possível tragédia acontecesse naquela madrugada.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!