Mulheres diagnosticadas com fibromialgia em Florianópolis têm uma nova oportunidade para cuidar da saúde de forma gratuita e com orientação especializada. Um programa de exercício físico está com vagas abertas no bairro Coqueiros, por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc, que desenvolve ações de pesquisa e atendimento à comunidade por meio do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape).
A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa “Efeito do exercício resistido e do yoga em pacientes com doenças reumáticas e depressão”, e tem como foco oferecer melhora na qualidade de vida de mulheres que enfrentam dores crônicas, cansaço extremo, distúrbios do sono e outros sintomas comuns da fibromialgia. As atividades físicas são realizadas gratuitamente na sede da Udesc Cefid, em Coqueiros, com encontros às terças e quintas-feiras, em dois horários: 14h ou 15h.
O estudo é conduzido por uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e envolve uma equipe dedicada que acompanha as participantes durante todo o processo. Para participar, basta entrar em contato com o Lape pelo telefone (48) 3664-8677.
A fibromialgia é uma síndrome que afeta de forma generalizada a musculatura, causando dores intensas, cansaço contínuo e até dificuldade de concentração. A condição é mais comum entre mulheres, especialmente entre os 30 e os 60 anos, embora possa aparecer também em pessoas mais jovens ou mais velhas.
O Lape, responsável pelo projeto, é um núcleo de pesquisa fundado em 1989 e referência em Florianópolis. Com atuação em ensino, pesquisa e extensão, o laboratório desenvolve projetos voltados à saúde física e mental, atendendo pacientes com doenças reumáticas, transtornos de humor, sobreviventes de câncer, idosos e até atletas e crianças. O grupo também estuda os efeitos da poluição do ar em ambientes de prática de exercício físico e reabilitação.
Além de oferecer atendimento gratuito para a comunidade, o Lape contribui com avanços na área da saúde ao investigar como diferentes formas de exercício, como musculação e yoga, podem ajudar a reduzir sintomas físicos e psicológicos associados à dor crônica.
Essa é uma oportunidade única para quem convive com a fibromialgia e busca uma forma segura e orientada de melhorar o bem-estar. O projeto une ciência, cuidado e acolhimento, bem no coração de Coqueiros, em Florianópolis.
Mais informações
Mais informações sobre o Lape podem ser obtidas pelo e-mail alexandro.andrade@udesc.br e pelo perfil do laboratório no Instagram.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!