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UFSC debate em audiência pública nova política para realização de festas no Campus de Florianópolis

Agora Floripa Publicado por Agora Floripa
21 de junho de 2023
em Cidade, Comunidade, Florianópolis, Geral
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A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu uma audiência pública nesta terça-feira, 20 de junho, para discutir a regulamentação de festas universitárias. Durante cerca de duas horas, a comunidade trouxe sugestões e discutiu a minuta da Resolução Normativa da nova política, que será disponibilizada para consulta pública a partir do dia 28 de junho até o início do próximo semestre.

Conduziram a audiência pública membros da Reitoria e da comissão, como o reitor, Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia dos Passos; a secretária de Aperfeiçoamento Institucional (SEAI), Luana Renostro Heinen; o diretor do Departamento de Assuntos Estudantis (DeAE/PRAE), Diogo Félix; e o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Antônio Fiori Canevese.

Outras autoridades presentes eram o secretário de Segurança Institucional (SSI), Leandro Oliveira; a pró-reitora de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), Simone Sobral; e o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Alex Degan. Representantes do DCE, da Associação de Pós-Graduandos (APG) e de entidades estudantis como os centros acadêmicos e as atléticas fizeram falas e contribuições.

A vice-reitora, Joana Célia dos Passos, fez um pronunciamento inicial, lembrando os presentes que a Reitoria da UFSC, acionada pela comunidade dos bairros do entorno e pelas forças de segurança pública de Florianópolis, buscou uma nova regulamentação das festas universitárias desde 2022, quando iniciou-se a atual gestão.

>> Assista à transmissão do evento na íntegra

“Começamos essa discussão dizendo ‘sim, a UFSC tem responsabilidade sobre isso’, mas não somente a UFSC. Nós entendemos que o poder público precisa se comprometer com espaços de lazer e cultura como política para a juventude”, reforçou. A atual Resolução Normativa de festas está desatualizada e seu prazo de revisão, expirado. Portanto, ressaltou a vice-reitora “assumimos o papel de atualizar esta Resolução, sempre pensando que, ao discutir a realização das festas, estaríamos discutindo a segurança das pessoas da nossa comunidade e também que relações queremos ter neste território em que a universidade se localiza”.

O reitor, Irineu Manoel de Souza, destacou a relevância de um debate difícil de discutir. “É uma temática muito importante para todos nós. Por isso a importância de discuti-la. Queremos entender melhor nossa comunidade e trazer essas discussões tão importantes à tona, ser transparentes. É tabu falar em festas, mas sempre tivemos festas na Universidade, faz parte da experiência de ser jovem, estudante. Com a participação de todos, teremos mais uma Resolução construída coletivamente, que será mais um marco aqui na nossa Universidade”, declarou o reitor.

A secretária de Aperfeiçoamento Institucional, Luana Heinen, completou dizendo que o trabalho tem sido desafiador. “Temos a necessidade de uma política mais ampla no município para a juventude realizar festas e a Universidade acaba sendo esse lugar, por isso a necessidade de regulamentação”. Luana frisou que a minuta em debate é um texto inicial, aberto a receber sugestões de melhoria.

O presidente da comissão, Diogo Félix, do Departamento de Assuntos Estudantis (DeAE/PRAE), apresentou um breve relato sobre o trabalho da comissão. Desde setembro de 2022, a comissão se debruça sobre a temática de festas. “Estudamos regulamentações de outras universidades, e cabe ressaltar que mais de 80% não possui Resolução de Festas, porque as festas são proibidas na maioria das instituições”.

O estudante Antônio Canevese, membro da comissão, pronunciou-se sobre como foi a busca por contribuições do movimento estudantil para a construção da política. “O acesso à realização da festa significa a independência financeira para uma entidade estudantil e a possibilidade de ter independência política, que a gente preza muito”, falou sobre a arrecadação de fundos durante as festas de estudantes. “A Resolução é muito necessária”, ressaltou.

A iniciativa da UFSC de criar uma política permanente foi elogiada. A última resolução, aprovada em 2009, tinha a prerrogativa de ser reavaliada pelo Conselho Universitário (CUn) em 2010, o que não ocorreu. Diogo apresentou um histórico de criações de Grupos de Trabalho para revisar a Resolução 002/2009, sem que os GTs pudessem efetivamente levar a discussão da normativa ao CUn.

Destaques da minuta

A minuta da nova resolução apresenta nove espaços onde será possível realizar festas, e as entidades autorizadas a organizar os eventos – que podem ser classificados como “Festas Universitárias”, se forem realizadas na Praça da Cidadania, para até 8 mil pessoas, ou “Festas em Unidades”, se forem realizadas nos Centros de Ensino, para até 300 pessoas.

Também define as competências de gestão dos eventos, com responsabilidades divididas entre secretarias e pró-reitorias e as direções de Centro de Ensino que têm competência para gestão do espaço físico e autorização das festas no seu respectivo centro. Prevê também a criação de uma Comissão Permanente de Acompanhamento.

A Resolução define o horário de início e fim das festas, restrições de decibéis e uma zona de silêncio localizada próximo ao Hospital Universitário e a Maloca. Requisitos para a realização de festas incluem a contratação de seguranças, sanitários químicos, projeto de sonorização, limpeza imediata após o evento, entre outros.

Tags: Festas na UFSCFlorianópolisUFSC

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