Motociclistas que passaram pela frente da sede do Detran/SC, na tarde desta quarta-feira (30), em Florianópolis, participaram de uma ação gratuita e educativa dentro da programação da Semana Nacional do Motociclista. A atividade teve como objetivo principal reforçar a importância dos cuidados no trânsito e homenagear os milhares de condutores que usam a motocicleta como meio de transporte ou por paixão.
Durante o evento, foram distribuídas gratuitamente antenas corta-pipa — um equipamento simples, mas essencial para evitar acidentes graves com linhas com cerol. Além disso, os participantes receberam orientações sobre a regularização de placas, documentação, legislação, Carteira Nacional de Habilitação e também conheceram melhor os programas específicos do Detran voltados à categoria.
A ação também destacou uma data importante no calendário nacional: o dia 27 de julho, oficialmente reconhecido como o Dia do Motociclista, por meio da Lei nº 15.006/2024. A legislação também criou a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, com foco em alertar a população sobre os altos índices de mortes e invalidez envolvendo motos.
Os números são preocupantes. Em 2024, mais de 33 mil acidentes com motociclistas foram registrados em Santa Catarina, resultando em 516 mortes. Somente nas cidades de Florianópolis e São José, mais da metade das mortes no trânsito envolvem motociclistas. Nos últimos cinco anos, foram 18.536 acidentes com motos nestas duas cidades, com 240 vidas perdidas.
Mais de 150 motociclistas foram atendidos ao longo da tarde, recebendo orientações, suporte e materiais de segurança. A ação contou com o apoio de diversas instituições ligadas à segurança e inspeção veicular, como a ACOI, SEST SENAT, AFAPV, ACEVIS e Cordeiro Placas.
A iniciativa reforça o papel da educação no trânsito como ferramenta para salvar vidas. Ao reunir condutores, especialistas e entidades parceiras, a campanha amplia a conscientização sobre os riscos, incentiva a prevenção e valoriza quem está todos os dias sobre duas rodas enfrentando o trânsito das cidades.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!