Há seis meses, São José intensificou o combate às ocupações irregulares e à desordem urbana com uma força-tarefa que atua diariamente em diferentes pontos da cidade. A operação, coordenada pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) e com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Infraestrutura, já apresenta resultados expressivos: mais de 3,8 mil abordagens, retirada de 100 caçambas de materiais e recolhimento de mais de 1,3 mil itens que poderiam ser utilizados em crimes, como facas, simulacros de armas e ferramentas.
Somente no mês de julho, foram 636 abordagens a pessoas em situação de rua, 220 objetos cortantes apreendidos e 17 caçambas de resíduos retiradas de áreas públicas. Cinco pessoas aceitaram internação voluntária para tratamento. As ações se concentraram principalmente nos bairros Kobrasol, Campinas, Barreiros e Areias.
Os fiscais da Susp têm poder de polícia administrativa e, em casos de violência ou resistência, acionam a Guarda Municipal e a Polícia Militar. O objetivo é manter calçadas e praças livres para a circulação segura da população, reforçando a segurança e a ordem urbana.
O trabalho também conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, que mantém uma equipe especializada — formada por médicos e profissionais multidisciplinares — para atendimento à população em situação de rua, de segunda a sábado. Quando necessário, são realizadas internações involuntárias, sempre respaldadas por laudo médico.
Para quem precisa de apoio, o Centro Pop, no bairro Roçado, oferece de segunda a sexta-feira alimentação, higiene, atendimento psicossocial e encaminhamento para o mercado de trabalho. Além disso, o município mantém parcerias com casas de passagem, abrigos e comunidades terapêuticas, reforçando o atendimento e a reintegração social.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!