Em apenas quatro meses, a rede municipal de ensino de Florianópolis conseguiu um feito marcante: reduziu de forma significativa a defasagem no aprendizado dos estudantes, especialmente em matemática. Os resultados da nova edição da Avalia Floripa, prova aplicada em julho, mostram que as ações estruturadas implementadas desde o início do ano pela Secretaria Municipal de Educação já estão surtindo efeito.
No 9º ano do ensino fundamental, a defasagem em matemática caiu 55%. Isso significa que mais da metade dos estudantes que estavam com grandes dificuldades agora apresentam desempenho mais próximo do esperado para a série. No 5º ano, o número de alunos com defasagem também caiu pela metade. Já no 2º ano, a defasagem em português caiu de 47% para 26%, e em matemática, de 23% para apenas 7%.
Esses avanços refletem uma série de medidas adotadas pela gestão municipal desde janeiro. Uma das principais foi a ampliação da carga horária de Língua Portuguesa e Matemática, que passou de 4 para 6 aulas por semana, se igualando à média nacional. Outra medida importante foi a expansão da educação integral, em que os alunos ficam na escola durante manhã e tarde. No 2º ano, essa modalidade já está presente em 13 das 39 escolas da rede.
Além disso, as escolas passaram a contar com o apoio direto de equipes da Secretaria de Educação, que auxiliam os diretores na organização de ações voltadas à recuperação da aprendizagem. Os professores também participam de formações específicas para trabalhar os conteúdos que os alunos ainda não dominaram.
Na alfabetização, o foco foi ainda maior. A Prefeitura produziu o livro “LEIA”, voltado para desenvolver as principais habilidades de leitura e escrita no começo da vida escolar. Já na pré-escola, os alunos estão tendo contato com letras e números, preparando o caminho para uma alfabetização mais sólida.
Para os estudantes do 9º ano, a Secretaria implantou o material didático “Educa Floripa”, com conteúdos voltados não só para o ano atual, mas também para recuperar habilidades dos anos anteriores. As escolas também foram orientadas a realizar apoio pedagógico com grupos menores, garantindo mais atenção para quem precisa.
Os resultados mostram que essas ações estão funcionando. No 2º ano, o percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática subiu de 34% para 57%. No 5º ano, a porcentagem de alunos com bom desempenho em matemática saltou de 33% para 46%. No 9º ano, a defasagem em matemática caiu de 82% para 37%, e o número de estudantes com conhecimento adequado passou de 3% para 14% — um crescimento notável em um curto espaço de tempo.
Na disciplina de português, também houve avanços importantes. No 5º ano, por exemplo, a defasagem caiu de 18% para 11%. No 9º ano, a quantidade de alunos com conhecimento básico em português subiu de 33% para 44%.
A Avalia Floripa foi aplicada nas turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e serve como instrumento de monitoramento para que as escolas e a Secretaria possam ajustar as estratégias de ensino com mais precisão. A primeira edição foi realizada em março deste ano, como uma avaliação diagnóstica.
Com os bons resultados, a expectativa da gestão municipal é ainda mais ambiciosa: reduzir em até 60% a defasagem geral nos próximos três anos. Os números mostram que o caminho está sendo trilhado com consistência e que os estudantes da rede pública de Florianópolis estão aprendendo mais — e mais rápido.
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