Santa Catarina deu um importante passo rumo a um atendimento de emergência mais inclusivo. A Secretaria de Estado da Saúde lançou um aplicativo para dispositivos móveis que permite a pessoas surdas chamarem o SAMU com mais autonomia e segurança, utilizando mensagens de texto em tempo real. A iniciativa já está em funcionamento e é fruto de um inquérito conduzido pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital.
O aplicativo, chamado “Solicitação Samu – IT4D”, está disponível para o sistema Android e foi desenvolvido especialmente para facilitar a comunicação com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como técnicos e médicos reguladores. A ferramenta é voltada, neste primeiro momento, ao atendimento de pessoas surdas e mudas.
A criação do app surgiu após denúncias de falhas no atendimento prestado pelo SAMU a esse público. A partir disso, foram realizadas capacitações com os profissionais da saúde, ajustes nos protocolos internos e, por fim, a criação da nova tecnologia.
Além do canal de texto, o aplicativo está em constante processo de aprimoramento. Uma das melhorias previstas é a inclusão de imagens que ajudem a facilitar a comunicação para usuários cuja primeira língua é a Libras (Língua Brasileira de Sinais). As sugestões estão sendo avaliadas com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial.
Outra novidade anunciada é a criação de uma Central Integrada de Emergência, que deve entrar em operação ainda em julho. A central atuará em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros serviços de urgência, ampliando ainda mais a resposta rápida a quem precisa de socorro imediato.
O novo aplicativo representa mais do que uma inovação tecnológica. Ele simboliza um compromisso com o direito à saúde de forma acessível e igualitária, garantindo que a falta de audição não seja barreira para salvar vidas. Agora, em Florianópolis e em outras cidades catarinenses, pessoas surdas poderão acionar o SAMU com muito mais segurança e dignidade.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!