Florianópolis pode ter um novo bairro oficialmente reconhecido: o “Bairro Universitário Ferreira Lima”. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal e pretende englobar toda a área do Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente dividida entre os bairros Pantanal, Carvoeira e Trindade.
Se aprovada, a nova denominação deverá ser usada obrigatoriamente em toda a comunicação oficial e sinalização pública da cidade. O projeto é uma homenagem ao professor João David Ferreira Lima, primeiro reitor da UFSC e considerado figura central na consolidação do ensino superior público em Santa Catarina.
A iniciativa surge poucos meses após a retirada do nome de Ferreira Lima do Campus Trindade, decisão tomada pelo Conselho Universitário em 17 de junho, com 56 votos favoráveis. A mudança ocorreu após denúncias de que o ex-reitor teria colaborado com órgãos de repressão durante a ditadura militar.
O projeto de criação do bairro, no entanto, argumenta que, apesar das polêmicas recentes, a homenagem se mantém pertinente, sustentada por manifestações de familiares e apoio de entidades da sociedade civil.
Essa não é a primeira tentativa de manter o nome de Ferreira Lima em destaque. No dia seguinte à decisão da UFSC, o prefeito de Florianópolis enviou à Câmara uma proposta para renomear a Praça Santos Dumont, conhecida como “Praça do Pida”, para “Praça João David Ferreira Lima”.
Segundo o autor do projeto do novo bairro, a criação atende a relevante interesse público e não há impedimento legal para que vereadores proponham a criação de distritos, mesmo sendo mais comum que isso ocorra por decreto do Executivo.
Caso seja aprovada, Florianópolis passará a contar oficialmente com um bairro universitário que carrega o nome de um de seus personagens históricos mais marcantes.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!