A Prefeitura de São José está avançando em uma das obras de infraestrutura mais aguardadas pela população do bairro Ipiranga. Com investimento de R$ 4,2 milhões, a macrodrenagem do antigo Rio da Palha entrou em uma nova etapa nesta segunda-feira (11), com a substituição de uma galeria antiga na Rua Paulino Júlio de Souza.
Para permitir o acesso da equipe e das máquinas, foi aberto um túnel que possibilitou a descida de uma Bobcat, responsável pela remoção de cerca de 1,5 metro de lodo acumulado. Em seguida, a nova galeria será instalada, ampliando a capacidade de escoamento e prevenindo os históricos alagamentos que há décadas afetam a região.
A obra é complexa e envolve também a reconstrução de quatro edículas e dez muros no bairro. Até agora, já foram instalados 170 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro e 194 metros de galerias celulares com quatro metros quadrados cada. Restam 88 metros para concluir a estrutura principal, que exige escavações de até três metros de profundidade e trabalho cuidadoso próximo a residências.
A intervenção se estende por sete ruas: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza. Além da nova rede de drenagem, o projeto prevê a recuperação das vias, a recomposição de calçadas e a instalação de nova sinalização viária.
Quando finalizada, a obra vai aumentar significativamente a capacidade de escoamento das águas das chuvas, prevenindo situações em que o nível da água chegava a ultrapassar dois metros e invadia casas. O resultado esperado é mais segurança, valorização do bairro e preparação da cidade para enfrentar períodos de chuvas intensas com menor risco de alagamentos.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!