Depois de mais de dois anos sem atendimento direto, a emergência pediátrica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), em Florianópolis, volta a abrir as portas nesta segunda-feira (11), a partir das 7h. Localizado no bairro Trindade e administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), o HU-UFSC retoma o serviço de forma plena, recebendo crianças e adolescentes sem necessidade de encaminhamento prévio.
A reabertura foi possível graças à contratação de novos pediatras por concurso público e à cessão de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. A equipe será composta por 26 médicos, nove enfermeiros e 18 técnicos de enfermagem, garantindo atendimento contínuo e especializado.
O HU-UFSC realiza, em média, oito mil atendimentos de emergência por mês. Com a retomada do serviço pediátrico, a expectativa é aliviar a alta demanda do Hospital Infantil Joana de Gusmão, especialmente nos períodos de maior ocorrência de doenças respiratórias.
Entre maio de 2023 e agora, a emergência pediátrica funcionava em sistema de “porta fechada”, atendendo apenas casos referenciados por outras unidades de saúde. Com o retorno do atendimento direto, o HU-UFSC volta a ser uma das principais portas de entrada para urgências pediátricas na capital catarinense, reforçando seu papel na assistência, no ensino e na pesquisa.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!