Pacientes que buscam atendimento odontológico no Centro de Saúde da Trindade, ao lado do Terminal Integrado (TITRI), em Florianópolis, têm encontrado portas fechadas para consultas de rotina. Segundo relatos de usuários, os atendimentos estão suspensos desde abril deste ano por falta de profissionais.
Um dos relatos conta que, ao procurar atendimento para restaurar um dente quebrado, recebeu uma mensagem automática da unidade explicando que, naquele momento, apenas casos de urgência estavam sendo agendados. Sem outra alternativa, o paciente buscou atendimento em uma clínica particular e conseguiu um desconto no valor do procedimento.
A mesma situação persiste até o fim de julho. Em nova tentativa de agendamento realizada nesta segunda-feira (28), o posto da Trindade ainda informava que só estão sendo aceitos pacientes em situação urgente. A justificativa repassada aos usuários segue a mesma: afastamento de profissionais.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que o atendimento odontológico na unidade está em funcionamento normal. Segundo o órgão, há três dentistas alocados no Centro de Saúde, sendo que dois estariam atuando normalmente. Sobre o terceiro profissional, não foram fornecidos detalhes — apenas a informação de que, se não está atendendo, é porque está ausente.
A Prefeitura também anunciou que pretende contratar seis novos dentistas para reforçar a rede pública municipal, embora ainda não tenha divulgado quando e em quais unidades esses profissionais serão lotados.
Leia na íntegra a nota oficial da Prefeitura de Florianópolis encaminhada ao portal Agora Floripa:
A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando o cuidado e atendimento à população com um conjunto de ações, que inclui a contratação de seis novos dentistas para a rede municipal, o recente chamamento de médicos e enfermeiros e a chegada de equipes volantes prevista para agosto. O Centro de Saúde da Trindade, por exemplo, conta com três profissionais lotados, sendo dois com carga horária de 40 horas semanais em atividade.
Além disso, está em planejamento uma proposta piloto para implantação da “equipe zero”, voltada exclusivamente ao atendimento de urgências e emergências, garantindo maior no cuidado de situações agudas. A Secretaria também reforça a importância do uso do Alô Saúde, serviço gratuito e disponível 24 horas por telefone, videochamada ou chat, que oferece orientação, triagem pré-clínica e informações em saúde.
Enquanto isso, moradores da região da Trindade continuam enfrentando dificuldades para acessar serviços básicos de saúde bucal, que deveriam estar disponíveis de forma contínua e gratuita. O serviço de urgência segue como a única alternativa para quem precisa de atendimento na unidade.
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!