Uma reforma no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, na Grande Florianópolis, acabou gerando polêmica nas redes sociais após a circulação de vídeos e fotos de um suposto “banheiro unissex” na área da emergência clínica. As imagens mostram um ambiente com uso compartilhado, o que levou internautas a questionarem a falta de privacidade e a estrutura oferecida no local.
A principal crítica foi relacionada ao fato de que homens e mulheres estariam dividindo o mesmo espaço para uso sanitário. Alguns relatos apontaram desconforto com a ausência de divisórias visíveis e o compartilhamento da área externa de lavatórios. Diante da repercussão, a Secretaria Estadual da Saúde se manifestou esclarecendo que os banheiros continuam separados por gênero, com portas sinalizadas como masculino e feminino. Segundo a pasta, o que foi compartilhado, de forma temporária, foi apenas a área da pia — que fica do lado de fora dos sanitários.
Ainda conforme a Secretaria, os mictórios masculinos foram lacrados provisoriamente durante a reforma para garantir privacidade, e parte da estrutura de um dos banheiros está interditada. As mudanças são pontuais e fazem parte de um projeto maior de reestruturação do hospital, que segue com atendimento normal durante as obras.
O Hospital Regional está passando por uma ampla reforma desde 2023, com um investimento de R$ 11 milhões. A revitalização é considerada uma das mais completas já realizadas na unidade, e inclui melhorias importantes como:
-
Reforma da fachada;
-
Troca do telhado e do sistema de aquecimento;
-
Modernização dos quartos da enfermaria;
-
Instalação de dois novos elevadores;
-
Ampliação das portas dos banheiros, passando de 60 cm para 80 cm, com instalação de barras de apoio para acessibilidade;
-
Pintura, troca de pisos e janelas em diversos ambientes.
Até o momento, 29 quartos já foram entregues, e outros quatro estão em fase final de acabamento. A nova UTI do hospital também já começou a funcionar, com nove leitos comuns e um de isolamento. A UTI Neonatal foi modernizada e agora oferece mais conforto e estrutura para os bebês e seus familiares.
Apesar da repercussão nas redes sociais, a Secretaria da Saúde afirma que os ajustes nos banheiros são provisórios e foram necessários para garantir o andamento das obras sem comprometer os atendimentos. A expectativa é de que, com a conclusão das reformas, a estrutura do hospital ofereça mais conforto, acessibilidade e segurança para pacientes e profissionais.
Ver essa foto no Instagram
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!